A contribuição da internet para o fim da MTV Brasil

O encerramento das transmissões da MTV brasileira como canal de televisão aberta marcou o final de uma era e, ao mesmo tempo, demonstra muito bem a forma como a popularização das redes sociais e a internet em geral mudou o consumo de conteúdo musical.

Até o começo dos anos 2000, era preciso esperar a noite de sexta-feira para conferir na programação da MTV o lançamento de determinado videoclipe. Tudo era feito com um enorme suspense: durante a semana, várias chamadas anunciavam a novidade da banda que lançaria o clipe, convidando o público a acompanhar a primeira transmissão do novo conteúdo.



Depois da transmissão, linhas telefônicas ficavam congestionadas de jovens que queriam compartilhar com seu grupo de amigos as primeiras impressões. Quem tinha gravado o clipe em seu videocassete poderia assistir novamente, caso contrário era provável que somente no dia seguinte ele se repetisse.

A mudança começou em 2005, com a criação do YouTube. A rede de compartilhamento de vídeos deu início à grande parte da acessibilidade que temos hoje. Se antes, para ver um clipe, era preciso esperar a MTV transmitir o conteúdo, conferir fitas ou abrir arquivos digitais em discos (que muitas vezes eram vendidos como extras nos CDs de bandas), agora com poucos cliques na tela ele passava a aparecer em seu computador.

Em poucos anos, o YouTube virou um fenômeno e as gravadoras começaram a perceber que ele era um poderoso instrumento para a divulgação de bandas. E foi exatamente nesse ponto que a MTV começou a ficar de lado.

Em 2009, o YouTube já era chamado de “A nova MTV”, algo que foi potencializado ao longo dos últimos anos. Canais exclusivos de gravadoras e grupos de entretenimento, como o VEVO, começaram a priorizar a promoção na internet, levando a exclusividade que antigamente era de rádios e canais de televisão para a web.

Automaticamente, os anunciantes seguiram as gravadoras, transferindo investimentos para canais online. Com isso, o crescimento do YouTube foi inevitável, enquanto alguns veículos tradicionais com o foco em música foram ficando de lado.

Fonte:Tecmundo

Um comentário:

  1. Assista no yo tube e # nas redes socias o corajoso dossiê de Diego Ribeiro o ex pastor da seita Igreja Universal do Reino de Deus;

    EX PASTOR da UNIVERSAL_Parte1;
    EX PASTOR da UNIVERSAL_Parte2;
    EX PASTOR da UNIVERSAL_Parte3;
    EX PASTOR da UNIVERSAL_Parte4;
    EX PASTOR da UNIVERSAL_Parte5;
    EX PASTOR da UNIVERSAL_Parte6;
    EX PASTOR da UNIVERSAL_Parte7;
    EX PASTOR da UNIVERSAL_Parte8;

    Nos bastidores da Universal _1.Parte;
    Nos bastidores da Universal_2.Parte;
    Nos bastidores da Universal_3.Parte;
    Nos bastidores da Universal_4.Parte;

    Ele denuncia a corrupção da IURD.

    Acesse também :http://ofimdauniversal.com

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